sábado, 26 de setembro de 2009

Ler livros e contar histórias com as crianças

“Ler livros e contar histórias com as crianças – como formar leitores activos e envolvidos” é o novo título da autora Sylviane A. Rigolet. Integrada na colecção “A par e passo”, da Porto Editora, esta é uma obra que pretende fornecer ao mediador pistas concretas e experimentadas com sucesso para, a par e passo, compartilhar histórias e promover a leitura de livros.

No dia 26 de Setembro, entre as 10h às 18h, Sylviane A. Rigolet coordenará uma acção de formação na Biblioteca de Algés, intitulada “Necessito de um livro que me envolva e eduque”. Esta acção enquadra-se no Programa de Itinerâncias Culturais 2009, da DGLB, e dirige-se principalmente a mediadores da leitura (pais, professores, animadores, bibliotecários e técnicos de biblioteca). Poderá efectuar a inscrição ligando para a biblioteca (214 118 970). As vagas estão limitadas a 25 pessoas.

Para ter mais informações sobre as Bibliotecas de Oeiras e suas iniciativas, clique aqui.

Para ver outras obras da autora, clique aqui.

Sandra Simões

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Farol de Sonhos

Farol de Sonhos é um evento de carácter multidisciplinar no qual a ilustração, o livro, os mecanismos da imaginação criadora e a colaboração dinâmica com as escolas são questões centrais.

A 2ª edição deste encontro decorrerá em S. Domingos de Rana - Biblioteca Municipal de Cascais - entre 14 e 18 de Outubro de 2009. Contará com a presença do ilustrador espanhol Isidro Ferrer e da ilustradora portuguesa Teresa Lima.

Num espaço de divulgação e reflexão, exposições, conferências e workshops aguardam todos os amantes do livro infantil.

Enquanto o site oficial deste evento não estiver actualizado, é possível obter mais informações através da página da autarquia de Cascais, clicando aqui.

Ana Tenente

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Contos numa noite estrelada


Na próxima 6ª feira, dia 25 de Setembro, pelas 21.30h, a Biblioteca Municipal de Oeiras realizará mais um serão de “Contos numa Noite Estrelada”.
Integrado no Projecto “Histórias de Ida e Volta”, este serão contará com as vozes contadoras de Luísa Rebelo, Ana Vidigal, Helena Gravato, Sideleia, Joana Bárbara, Manuela Leitão, Sandra Gonçalves, Cláudia Fonseca e Sofia Maul.
A não perder, numa noite que se espera estrelada.

Para mais informações, pode aceder ao site da BMO aqui.
Ana Lage

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sentir os livros, com Katsumi Komagata

A obra de Katsumi Komagata, designer gráfico japonês, constituiu mais uma das inúmeras e felizes descobertas proporcionadas pelo curso de Pós-Graduação em Livro Infantil.
À semelhança de tantos outros autores, também Komagata iniciou a sua obra após o nascimento da filha Aï, em 1990, com a série Little Eyes, publicada por Kaisei Sha. No mesmo ano criou a editora One Stroke.

Em 2000, Katsumi Komagata recebeu a menção especial do prémio de iniciação à arte de Bolonha e em 2003 foi um dos três convidados de honra do Salon du Livre et de la Presse Jeunesse de Montreuil.

Colaborou numa série de livros artísticos tácteis para crianças invisuais iniciada por Sophie Curtil, realizando duas obras: Plis et Plans (2003) e Feuilles (2004).

Muitos outros livros têm sido publicados pelo autor desde então até agora. Litlle Tree e Clouds, dois livros serenos e encantadores, são alguns exemplos que poderá ver folheados aqui .Para aceder ao site da editora One Stroke, clique aqui.

Magda Costa

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tapetes contadores de histórias

Contar histórias a partir de tapetes ou painéis de tecido é uma manifestação popular recorrente em diferentes culturas de todo o mundo, em todas as épocas históricas. Os gabeh iranianos, a arpilleria andina, os quilt norte-americanos, entre outros, são alguns dos inúmeros exemplos desta prática. Também em França, em 1988, a educadora Clotilde Hammam e o seu filho Tarak Hammam se inspiraram nesta tradição, criando tapetes para contar histórias e dando origem ao projecto Reconte-Tapis que desde então tem vindo a divulgar-se um pouco por toda a Europa.
Este é um projecto especialmente interessante para crianças em idade pré-escolar, divulgado em Portugal pela Trimagisto, que leva histórias cuidadosamente tecidas para contar a quem quiser ouvi-las.

Poderá ficar a saber mais acerca destes projectos, clicando aqui e aqui.

Magda Costa

sábado, 19 de setembro de 2009

Estória, História – Encontro de Contadores, Lareiras e Sabores

Num ambiente acolhedor e de partilha, o projecto “Estória, História – Encontro de Contadores, Lareiras e Sabores” devolve o conto ao seu lugar de origem – a lareira – nas longas noites de frio e chuva à volta do lume, em casa das pessoas.

A ideia é que os participantes descubram as aldeias e suas gentes, ao circular de casa em casa para ouvir um contador diferente.

Duas aldeias, três casas por aldeia, um contador e oito participantes por casa são os ingredientes necessários à confecção deste delicioso fim-de-semana alargado, no qual não faltarão excelentes petiscos regionais a descobrir.

António Fontinha, Cristina Taquelim, José Craveiro, Luís Carmelo e Helena Gravato são os contadores convidados a contar ao fogo. Os participantes poderão escutar também contadores locais. Haverá ainda oportunidade para aprender saberes de outrora, escutando vozes que ecoam dos recantos da serra. Está agendada a estreia de duas actividades ligadas aos contos, que se cruzam também com percursos pedestres.

Nos dias 3, 4 e 5 de Outubro de 2009 rume ao centro de Portugal, às bonitas aldeias de Candal e Manhouce, em São Pedro do Sul (Viseu). Deixe-se envolver pelos segredos e encantos do Maciço da Gralheira.

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Ana Lage

Feira do Livro Infantil de Bolonha


Anote já na sua agenda!
A próxima edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha tem data marcada. Desta vez teremos três dias para conhecer as novidades editoriais e o que de melhor se faz no âmbito do livro infantil. Entre 23 e 25 de Março, Bolonha será mais uma vez ponto de encontro obrigatório para escritores, ilustradores, editores, livreiros e outros profissionais dedicados a esta área.

Entretanto, ilustradores profissionais e amadores podem desde já começar a enviar trabalhos para a grande exposição de ilustração que acontece todos os anos nesta feira.

Nós voltaremos a dar notícias mais perto do acontecimento.
Até lá, poderá ir acompanhando aqui as novidades.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Livros de Histórias…


Livros de Histórias…

“As Histórias e os Livros" é a Acção de Formação que a Câmara Municipal do Entroncamento vai promover para professores, educadores, técnicos de bibliotecas, animadores, mediadores de leitura, estudantes e pais no próximo dia 29 de Setembro, na Biblioteca Municipal, com Mafalda Milhões.

Vai falar-se sobre as idades e os livros, como se trabalha com a sua diversidade e como se estudam as suas aplicações.
Hoje em dia há cada vez mais livros com diferentes formas e feitios. Cada leitor é único e nunca se sabe ao certo quais são as regras que ditam as suas escolhas, mas algumas…delimitam os materiais usados.
De acordo com as idades, podem escolher-se os melhores livros de forma a não prejudicar o processo de formação de um leitor.

As inscrições, limitadas a 25 participantes, são gratuitas e estão abertas entre 14 e 25 de Setembro, nas instalações da BME, através do telefone (249720400) ou por e-mail

Para saber tudo visite o Blog da Biblioteca Municipal do Entroncamento.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Mais Histórias para Contar Consigo



Será já no dia 24 de Setembro, pelas 21h30, que volta o Serão de Histórias para Contar Consigo com Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela, desta vez, no Espaço Bento Martins, na sede da Junta de Carnide, Largo da Luz, em Lisboa, numa sala linda...Não podemos perder!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Filosofia para crianças em Portalegre


A Animamus promove dia 19 de Setembro a Oficina "Filosofia para Crianças" em Portalegre que tem como objectivo a prática das metodologias de Filosofia para crianças, combinadas com técnicas de criatividade.

A Filosofia para Crianças surge pelas mãos de Mathew Lipman e o objectivo destas metodologias é promover as competências do pensamento crítico, criativo e cuidativo (ou ético).

Em grupo, as crianças são convidadas a reflectir e a posicionar-se perante uma pergunta, texto ou imagem. Pretende-se que a criança assuma o questionar como atitude investigativa. Não se ensina Kant, nem Sartre; pretende promover-se o "treino" dos "músculos do pensamento" ou, nas palavras do Samuel de 6 anos, o "treino da mente".

Em conjunto com o Método Six Thinking Hats, reforça-se a prática da criatividade e do pensamento que se esforça por olhar o mesmo, utilizando diferentes "lentes" ou prismas (que nestes caso, são chapéus às cores).
Para saber tudo sobre como Filosofar com os mais pequenos espreite aqui

Deixe-se levar pela Onda


A GATAfunho continua na berlinda, aqui no nosso sítio, pois publicou mais um extraordinário álbum ilustrado, seleccionado entre os melhores livros para crianças de 2008 pelo The New York Times, com mais de 100 mil exemplares vendidos pelo mundo: Onda da coreana Suzy Lee.
O primeiro encontro de uma menina com o mar, este “prazer universal” é narrado através de imagens poderosas em tons de azul, cinza e preto que dispensam as palavras, criando sensações, as que todas as crianças sentem com a mesma brincadeira e que nos deliciam a nós também – os “crescidos”.

Lee não deixa um único pormenor de lado, desde os títulos estrangeiros por ela manuscritos até à divisão das páginas – o que num primeiro olhar poderá parecer falha gráfica, é um recurso narrativo da autora, como explica numa entrevista: “Duas páginas distintas representam também mundos de realidades e fantasias diferentes. Quando a menina cruza a divisão do livro, ela é absorvida para o centro físico do objecto e então emerge dele como uma Alice quando sai do espelho (em Alice do outro lado do espelho). A dobra entre as duas páginas do livro é um dos temas que me interessam. Além disso, Onda é um tipo de sequência do meu livro anterior, Espelho, no qual abordei o mesmo assunto: nele, a menina encontra a sua amiga reflectida na página dupla.”, explica a autora.

Espelho será publicado, em Portugal, pela Gatafunho em Outubro de 2009.

Para aceder à entrevista da autora clique aqui
Para ver o vídeo do livro espreite aqui
E para visitar o site da autora aqui

Sandra Simões

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Selma em Portugal

Num mundo em busca de soluções para uma vida sustentável, a obra da escritora e ilustradora Jutta Bauer apresenta Selma, uma ovelha de ideias simples, mas concretas, exequíveis e bem sucedidas.Jutta Bauer nasceu em Volksdorf, nos arredores de Hamburgo, em 1955. Estudou ilustração na Universidade de Hamburgo para as Ciências Aplicadas e, em 1980, tornou-se membro do grupo de ilustradores "Hamburger Illustratorengruppe". Tem trabalhado para editoras e algumas revistas como cartoonista. Dedica-se também à ilustração para filmes de animação como Julie und das Monster, 1996, Die Königin der Farben (A Rainha das cores), 1997, e Grandpa's Angel, 2003.

Numa entrevista à Walker Books, a premiada Jutta Bauer conta como Opas Engel (literalmente em português: O anjo do avô) não foi inicialmente concebido como uma história para crianças e acrescenta: "I don't like that; I believe that stories are like vessels. They offer a form, but every reader – no matter whether young or old – fills it anew with their experiences and their individual stories.”

O que é a felicidade? Também é ler a obra de Jutta Bauer em português. Depois de Quando a mãe grita..., Selma é o segundo título da autora editado pela Gatafunho, uma chancela da Ana Paula Faria - Editora. No nosso idioma há ainda o já antigo e esgotado A rainha das cores, editado em 2002 pela Cobra Laranja.

Selma é um presente simples, mesmo para quem leva uma vida mais complicada, e está à venda nas melhores livrarias.

Para aceder ao site da Gatafunho clique aqui.

Helena Gonçalves

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Muitos Anos de vida!

A linda Biblioteca de Alcochete faz um ano no dia 12 de Setembro e vai comemorar a data com um recital de poesia “A Casa dos Sonhos 2.0”, às 17h, seguido da inauguração da Exposição “A Casa dos Sonhos… Um Ano” e da assinatura do Protocolo de Cooperação da Rede de Bibliotecas de Alcochete. Estão todos convidados para apagar as velas e o Livro Infantil congratula-se também pelo trabalho da nossa colega, Paula Guerra, responsável pela dinâmica e pelo êxito desta instituição.

Para saber como ir ou mais informações visite o site.

Anabela papa livros

A inauguração da Exposição de Ilustração de Anabela Dias é a 12 de Setembro mas estará na Livraria Papa-Livros, no Porto, na Rua D. Manuel II, Edifício Cristal Park, loja 44, até 25 deste mês e por isso terá ainda muito tempo para a visitar.
Vai ser um papar de ilustrações bem gostoso…

Para mais informações visite o site aqui.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Leo Leonni - livros de imagem com qualidade

Na nossa última aula de Tipologia e Selecção de Livros Infantis falávamos cerca de livros de imagens e da fraca qualidade apresentada pela maioria deles.
Contudo, há boas surpresas no mercado!
A Kalandraka acaba de editar quatro pequenos álbuns, do grande autor Leo Lionni (Amesterdão, 1910-1999), originalmente publicados em 1984.

A personagem principal destes álbuns é Frederico – o pequeno poeta – que, ao contrário da fábula da cigarra e da formiga, ajuda com a sua arte a passar a dureza do Inverno.

Com associações inteligentes e sem estereótipos, através da cor e textura, os dois amigos ratinhos proporcionam-nos jogos e descobertas para brincar nos quatro livros deste autor de referência, cuja obra já se tornou um clássico.

Enquanto esperamos que a Kalandraka continue a editá-la entre nós, pode descobrir mais acerca de Leo Lionni aqui.

E ver uma versão animada de Frederico e outros livros de Leo Leonni aqui.

Sandra Simões

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dia Internacional da Literacia

Hoje, dia 8 de Setembro, comemora-se o Dia Internacional da Literacia. Um dia para reflectir sobre as nossas acções no caminho da paz. Um dia para reflectir sobre como poderemos melhorar a vida dos outros, melhorando assim a nossa própria vida.Um dia para aprender a ler a diferença, a compreender os erros, a interpretar caminhos com futuro.Um dia para dar sentido à Década da Literacia (2003-2012), determinada pela UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, ao longo da qual, sob o mote "Literacia é Liberdade" ("Literacy as Freedom"), se pretende ver aumentados os níveis de literacia e consequentemente contribuir para a capacidade de intervenção e a autonomia de todas as pessoas. Reconhecer que a promoção da leitura ou, num conceito mais abrangente, a literacia é do interesse de todos enquanto parte essencial de um esforço em direcção à paz, ao respeito e à partilha e troca de conhecimentos num mundo globalizado.
Um dia para planear uma realidade para além de 2012. Um dia internacional em que, se pelo menos mais uma pessoa se juntar ao grupo, seremos mais e melhores.
Um bom dia a todos.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

I Concurso de Literatura Infanto-Juvenil - Prémio Centro Cultural do Alto Minho

Ao assinalar 30 anos de existência, o Centro Cultural do Alto Minho organiza um Concurso de Literatura Infanto-Juvenil - Prémio Centro Cultural do Alto Minho. Pretende-se com este concurso incentivar e promover a literatura infanto-juvenil, lançar novos escritores e apoiar a consolidação do trabalho daqueles que já escrevem há algum tempo mas que, contudo, não encontraram ainda um espaço para publicar as suas produções.

Para obter informações acerca deste concurso, clique aqui.

sábado, 5 de setembro de 2009

II Conferência Internacional BIBLIOTECAS PARA A VIDA

«Os desafios que são colocados pela “biblioteca 2.0” e pelo desenvolvimento das redes sociais, exigem aos profissionais novas e profundas alterações de competências e comportamentos. As redes sociais podem baralhar ou mesmo inverter completamente os tradicionais papéis de autor, mediador e leitor. Como podem as bibliotecas actuar neste ambiente? Novas interrogações surgem: que adaptações, que práticas, que profissionais?»

Estes são os temas do programa científico da II Conferência Internacional BIBLIOTECAS PARA A VIDA, que decorrerá em Évora, entre os dias 18 e 21 de Novembro/2009. O evento será preenchido por inúmeras actividades, que irão desde conferências por especialistas convidados a comunicações livres, passando por workshops de formação para aspectos específicos da promoção da leitura e um painel animado por profissionais a trabalhar em bibliotecas escolares, públicas e universitárias. Prevê-se também uma concentração de bibliotecas itinerantes e visitas guiadas a bibliotecas do concelho de Évora.

No dia 18 a Conferência contará com a participação de Paula Morão, Bob Usherwood, Ann Poulsen e José Soares Neves. Entre os conferencistas do dia 19 contam-se Manuela Barreto Nunes, Catuxa Seoane, Nuno Marçal, Susana Silvestre, Natália Caseiro, Vera Silva, Maria João Sampaio e Elisabete Fiel.

Na sexta-feira, 20 de Novembro, o público poderá assistir às sessões de Cláudia Sousa Pereira [Leitores em grupo na “idade do armário”]; Dora Batalim [Ler a dobrar]; João Lizardo [O clube do Sr. B]; Luísa Alvim [Web 2.0 e bibliotecas]; Maurício Leite [Maleta de contos]; Miguel Horta [Bibliotecas Prisionais: Um lugar dos livros, da sua mediação e da leitura]; Paulo Condessa [Planeta almalavras]; PIM Teatro [Comunicação activa/Expressão e criativa]; Trimagisto [ConTapetes]; Vítor Martelo [Financiamento da cultura]. À tarde será a vez de Núria Ventura e Max Burlen. Este dia terminará com visitas à Biblioteca Pública de Évora, Biblioteca da Universidade de Évora e bibliotecas escolares e, pelas 19 horas, com a entrega do Prémio Nacional de Ilustração.

Para aceder ao site da Biblioteca Pública de Évora, clique aqui.
Para aceder ao folheto e à ficha de inscrição, clique aqui.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Curso de Mediador de Leitura


O Núcleo de Formação Contínua da Universidade de Évora (NUFOR) propõe a 1ª edição do curso de Mediador de Leitura, destinado a alunos (1º e 2º ciclos), professores e público em geral. O curso, da responsabilidade do Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora, será coordenado por Cláudia Sousa Pereira e funcionará nas instalações daquela universidade, entre 12 de Outubro de 2009 e 15 de Fevereiro de 2010.

Este curso tem como objectivos saber "movimentar-se" nos ambientes de mediação de leitura; conhecer e dominar as implicações da actividade de mediação de leitura; proporcionar uma experiência directa com actividades de mediação de leitura; dominar as técnicas de mediação de leitura; conhecer o universo geral dos livros e de leitores específicos; acompanhar actividades de leitura e grupos de leitores diversos; saber gerir um projecto de leitura.

O programa prevê a abordagem dos seguintes conteúdos:- Aspectos da actividade de leitura pública em Portugal e na Europa;- Aspectos da actividade de mediador de leitura (a meditação e a gestão de projectos de mediação);- O conhecimento do universo do livro e da leitura;- O conhecimento do público-leitor alvo da mediação;- A especificidade da leitura literária e da leitura em público.

As inscrições estarão abertas até ao dia 30 de Setembro/2009.

Para obter informações detalhadas acerca do curso, clique aqui
Para aceder ao site da Biblioteca Pública de Évora, clique aqui.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Viajar no Mundo da Leitura

A Biblioteca Municipal do Entroncamento (BME) propõe o atelier "Viajar no Mundo da Leitura", a realizar no dia 10 de Setembro de 2009, entre as 9h30 e as 17h30. A formação, destinada a professores, educadores, técnicos de bibliotecas, animadores, mediadores de leitura e estudantes, será coordenada por Sylviane Rigolet.

As inscrições decorrem entre 24 de Agosto e 8 de Setembro. Serão limitadas a 25 participantes e aceites por ordem de entrada na BME. Podem ser entregues nas suas instalações, enviadas por e-mail (biblioteca@cm-entroncamento.pt) ou correio para Biblioteca Municipal do Entroncamento, Largo José Duarte Coelho, 2330-078 Entroncamento.

Para mais informações visite o blogue da Biblioteca do Entroncamento aqui.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Eureka, tenho uma ideia!

«As ideias são como as cerejas – apetecem e aparecem umas a seguir às outras. Mas como passar a ideia para o papel? Por que deixamos que elas morram antes de ganhar forma?»

É na procura de responder a estas e outras questões que a Escrever Escrever propõe o curso de escrita criativa Eureka, tenho uma ideia!, de 7 a 10 de Setembro de 2009, entre as 16h e as 18h30, no qual a formadora (e nossa colega) Isabel Costa se propõe «dar espaço às ideias desenvolvendo a imaginação e trabalhar o processo da escrita criativa – imaginar, inventar e brincar com as palavras ao longo de quatro sessões, aproveitando e estimulando todos os sentidos na descoberta do prazer da escrita.» O curso tem como destinatários crianças, jovens ou pré-adolescentes (entre 9 e 14 anos) que têm muitas ideias e não sabem o que fazer com elas!

Para saber mais informações acerca do curso, clique aqui.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pós-graduação em Livro Infantil

Caro leitor, voltámos!
E connosco voltam as candidaturas ao curso de pós-graduação em Livro Infantil. Para quem ainda não se candidatou, as inscrições estão abertas até ao dia 25 de Setembro. Mantém-se a coordenação a cargo de Dra. Dora Batalim e Mestre José Alfaro, mas há novidades em relação ao ano que terminámos: um módulo de Desenvolvimento infantil, a cargo da Mestre Manuela Correia da Fonseca, e um outro de Design gráfico, pela voz do Dr. Jorge Silva.

«O que nos dintingue: Contemplamos o estudo do livro infantil de um ponto de vista abrangente, em vez de extrair dele apenas uma das suas componentes (a literária, por exemplo).Nesse sentido, combinamos saber teórico com um aprendizado tendencialmente prático, privilegiando a multiplicidade de módulos e, sobretudo, de seminários, convocando através deles o saber de especialistas e profissionais dos vários sectores do livro infantil.»

Boa sorte, bom curso e bons livros infantis!

Para saber todos os pormenores sobre o curso, clique aqui.