terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cantar Juntos

A Associação Aprender em Parceria – A PAR - constitui um projecto de educação em parceria com pais e/ou cuidadores e suas crianças. Este projecto, que teve início em Maio de 2006, é inspirado no Projecto Peers Early Education Partnership, criado em Inglaterra em 1995 na cidade de Oxford, com o objectivo de melhorar as oportunidades de vida das crianças residentes em áreas de intervenção prioritária. Pretende promover a criação de vínculos afectivos estáveis bem como a predisposição para a aprendizagem em geral.

A Associação A PAR tem vindo a implementar este projecto em bairros onde existem graves problemas de pobreza e abandono escolar, que contribuem para o baixo nível de iliteracia das populações, bem como dificuldades de numeracia e baixos níveis de auto-estima.

A série Aprender Juntos constitui um conjunto de materiais elaborados por uma equipa de psicólogos, músicos e especialistas em educação da infância e tem destina-se a pais e/ou cuidadores (que podem utilizá-los em casa como suporte da aprendizagem das crianças);
profissionais que trabalhem na área da educação da infância; outras pessoas que tenham a seu cuidado crianças dos zero aos cinco anos de idade.

As canções e rimas são elementos centrais do Projecto A PAR, tanto pela sua importância no desenvolvimento da linguagem das crianças, como pelo enorme contributo que podem dar à sua aprendizagem. Deste modo, a Associação pretende publicar uma série de 4 livros e 4 CDs com canções e rimas:

- Cantar Juntos 1 (0 aos 3 anos), que já se encontra publicado;
- Cantar Juntos 2 (3 aos 5 anos) – cujo lançamento será no próximo dia 16 de Novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian;

- Cantar Juntos 3 ( 0 aos 3 anos);

- Cantar Juntos 4 (3 aos 5 anos).

O livro Cantar Juntos 1 incluí um conjunto de 27 canções (canções tradicionais infantis e canções de autor) e 20 rimas tradicionais portuguesas, seleccionadas e/ou criadas para serem cantadas a bebés desde o seu nascimento até aos três anos de idade. O livro está organizado em sete capítulos e cada um deles apresenta uma nota introdutória com algumas sugestões que podem ajudar a criar contextos lúdicos.

Clique aqui, para ficar a conhecer melhor este projecto.

Sem comentários: