sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Storybird



The Truth About Mice on Storybird

Storybird é um site onde se encontram curtas histórias visuais construídas pelos utilizadores, sozinhos, em família ou com os amigos. Nasceu em Setembro do ano passado e já tornaram públicas mais de 10 000 histórias. Um trabalho cuja evolução e utilidade merece a nossa atenção e acompanhamento.

Funciona assim: vários artistas submetem os seus trabalhos que podem ser utilizados nas obras de outros artistas - escritores e/ ou ilustradores (nós). Escolhe-se um ilustrador e um conjunto de trabalhos, depois escreve-se, lê-se, relê-se, adicionam-se e retiram-se páginas, reordena-se tudo e guarda-se. Carregam-se outras imagens, volta-se a ler, a escrever, atribui-se um título, escolhe-se uma cor, muda-se tudo, altera-se a paginação e guarda-se. Convida-se alguém para colaborar na nossa narrativa e escrever também. Uma história a duas mãos, ou mais. E quando estamos certos de que está "no ponto" então vale a pena partilhar com toda a gente ou, em privado, somente com os nossos convidados.

Infelizmente, o site encontra-se apenas em inglês, mas tudo é suficientemente intuitivo e simples de utilizar pelo que qualquer pessoa pode experimentar a construção de um livro. Vale bem a experiência pelo que se aprende ao questionar o porquê das nossas escolhas e, uma vez concluída cada obra, conhecendo a opinião de quem nos lê.

O serviço prevê a expansão da plataforma para poder finalmente abraçar outros idiomas para além do exclusivo inglês; este aspecto é tanto mais importante quanto todas as histórias serem moderadas previamente à sua publicação, procurando uma garantia de qualidade, e, neste momento, não nos ser possível - a quem escreve em português - tornar pública a nossa história. No entanto, os nossos trabalhos ficam guardados na "Biblioteca privada" (Private library) e podem ser partilhados com amigos e familiares.

Para experimentar criar, ler ou efectuar somente uma visita, clique aqui.
Para conhecer a evolução da plataforma e tudo o que rodeia o conceito deste serviço, clique aqui.

Helena Gonçalves

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Exposição de Teresa Lima n’O Bichinho de Conto

Os sete cabritinhos é o título da exposição inserida no projecto europeu “Os Contos do Caminho”, patente na livraria-galeria O Bichinho de Conto, em Óbidos. São ilustrações do conhecido conto tradicional, amplamente difundido e popularizado a partir da versão do clássico dos Grimm, que continua a ser um marco da literatura para a infância.

A versão de Tareixa Alonso, publicada pela OQO, é completada com as ilustrações de Teresa Lima. Nelas representam-se claramente as personagens, um lobo atractivo e outras figuras que podem servir como matéria para ajudar a criança a confrontar-se com os seus medos. O trabalho de Teresa Lima ajuda a criar um universo visual que vem acrescentar ao texto original inúmeras hipóteses de leitura, introduzindo pontualmente algumas notas de humor.

A mostra ficará patente até 20 de Março de 2010. É sempre uma renovada oportunidade para visitar a belíssima livraria de Casais Brancos.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

III Congresso Internacional de Literatura Infantil

Está de regresso o Congresso Internacional de Literatura Infantil, desta feita subordinado ao tema Releituras do fenómeno mítico-lendário no espaço ibero-americano.

O seu grande objectivo é promover uma reflexão pluridisciplinar no sentido de encontrar e fortalecer rumos conceptuais em relação às lendas e à sua reinterpretação junto das crianças, de forma a estimular nelas não só o gosto pela leitura, mas também pelo património cultural imaterial.

Promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Pólo de Chaves, bem como pelo Observatório de Literatura Infanto-Juvenil e pela Câmara Municipal de Chaves, o congresso realizar-se-á nos dias 14, 15 e 16 de Maio de 2010.

Esta terceira edição contará com comunicações livres, mesas-redondas, teatro infantil, serões de “narradores da memória”, visitas temáticas e uma Feira do Livro Infanto-Juvenil.

Para mais informações sobre o Congresso, clique aqui.
Para aceder aos contactos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Pólo de Chaves, clique aqui.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Histórias para ler aos pais

Histórias para ler aos pais é o mais recente título do escritor António Torrado. Um conjunto de quatro histórias que oferecem directamente às crianças a função de leitor/contador, desafiando-as a inverter o tradicional papel de ouvinte.

Ilustrado pela mão de Cristina Malaquias, este é o 16.º título da colecção «Biblioteca António Torrado» publicado pela editora Asa.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história




"Nossas vidas, nossas culturas são compostas de muitas histórias sobrepostas. A escritora Chimamanda Adichie conta a história de como ela encontrou sua autêntica voz cultural - e adverte-nos que se ouvimos somente uma única história sobre uma outra pessoa ou país, corremos o risco de gerar grandes mal-entendidos."

Citação retirada de TED.com
Clique em "view subtitles" e seleccione "português"para obter o filme legendado.

Sugestão de Maria Remédio

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Nova colecção para bebés

Editada pela Civilização, chega agora às livrarias portuguesas a nova colecção «Bebé». São quatro os títulos disponíveis, a 4,99€ cada um: Animais, Brinquedos, Cores, e Hora de dormir.

É mais uma gama de livros cartonados destinada aos mais novos, com um formato adequado às suas pequenas mãos (130mm x 130mm). Com imagens reais e cores apelativas, os livros contêm surpresas escondidas, que apoiam a iniciação aos conceitos que estão mais próximos das crianças.
Para obter mais informações acerca desta colecção clique aqui.

Sandra Simões

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Livros Horizonte publica prémio “Opera Prima” 2009

Finalmente surge em Portugal o título vencedor do prémio «Opera Prima», atribuído na Feira do Livro Infantil de Bolonha, em 2009, à obra O Sr. Pancas e os mal-entendidos no Zoo, de Kevin Waldron.

A editora Livros Horizonte está, uma vez mais, de parabéns por publicar entre nós este título.
Fundada por Rogério Moura - um ícone do mundo dos livros - a Livros Horizonte continua na vanguarda dos livros infantis, sendo a primeira editora portuguesa a trazer para o mercado um prémio do ano transacto.

Sr. Pancas e os mal-entendidos no Zoo relata uma série de equívocos gerados pelo Sr. Pancas, funcionário do Jardim Zoológico, que deixa baralhados todos os animais. Como terá acontecido tanta confusão? Será que tudo se irá resolver?

Aqui se transcreve, em inglês, a opinião do júri que entregou o prémio:
«Kevin Waldron’s “Opera prima” has all the charm and refreshing enthusiasm of a first work. Story and illustrations literally dance from page to page with the boundless joy of a truly entertaining author. Allusive irony combines with clever graphic art whose sequences recall the pace of silent movies. Yet Kevin Waldron is not just refreshing, lively and highly intuitive. He is also the knowing heir of the many great artists of the Thirties who were behind the memorable American magazines of their day. Waldron’s book is imbued with a veritable cult for a graphic art and printing adventure that made history. The mix of fresh new talent and well-honed research makes for a truly unique work.»

Clique aqui para conhecer a obra de Kevin Waldron, num site somente em língua inglesa, e para aceder ao site da Feira do Livro Infantil de Bolonha, disponível em italiano e em inglês, clique aqui.

Sandra Simões

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Colecção «Borboletras»

A Caminho apresenta três fantásticas novas obras da colecção «Borboletras». Contando já com doze títulos, quase todos premiados, esta colecção é composta por histórias simples, com fantásticas ilustrações de grande qualidade, em capa mole e preço reduzido.

Da autora Helen Cooper surge agora Biscoito de cão, que nos presenteia com uma receita de biscoitos para humanos a partir da história de Patrícia que estava com muita fome e comeu um destes biscoitos… será que isto irá transformá-la num cão?! Leia e descubra.

De Martin Waddell, que ganhou em 2004 o Prémio Hans Christian Andersen pelo conjunto da sua obra, e contando com ilustrações da já conhecida Helen Oxenbury, surge a história d’O pato camponês que se fartava de trabalhar enquanto o agricultor ficava na cama preguiçando, até que os outros animais da quinta resolveram intervir.

Também recém-chegado às livrarias, o livro de Chris Wormell, Ferozes animais selvagens, conta a história de João que se perde na floresta depois de a sua mãe o ter avisado de que aquela estava repleta de animais selvagens e ferozes. João conhece então umas simpáticas criaturas que, tão preocupadas e assustadas quanto ele, subitamente ouvem um rugido feroz… Será um dos animais?!

Por apenas 5,90€, é possível adquirir qualquer uma das histórias desta excelente colecção.

Para conhecer os títulos da colecção «Borboletras», clique aqui.

Sandra Simões