quarta-feira, 28 de abril de 2010

Orfeu Mini apresenta: Tim Burton


O Estranho Mundo de Jack, história que inspirou o filme com o mesmo título, é já um clássico infantil e conta-nos a história de Jack Esquelético numa assustadora véspera de Natal.

Uma noite, enquanto passeia entediado na floresta de Halloween, Jack encontra algo que nunca vira antes: uma porta esculpida numa árvore. Ao abri-la, Jack entra no mundo alegre e cintilante da Cidade do Natal!

Maravilhado com tanta luz e animação, Jack decide raptar o Pai Natal e levá-lo para Halloween, planeando as mais medonhas traquinices para a véspera de Natal.

Um mundo fantástico e irreverente que promete tantas gargalhadas como sustos!

Tim Burton , um dos cineastas mais aclamados e controversos de Hollywood, divide a sua carreira entre grandes êxitos de bilheteira, como Eduardo Mãos de Tesoura (1990) ou O Estranho Mundo de Jack (1992) – a sua primeira longa-metragem de animação –, e projectos marginais mais arriscados, tendo criado algumas das obras cinematográficas de referência das últimas décadas.
Escritor, produtor e realizador, Tim Burton continua a deliciar leitores e espectadores de todas as idades pelo mundo inteiro com o seu universo fantástico e sombrio, inspirado nos ambientes góticos de Edgar Allan Poe e habitado por estranhas criaturas.

Burton é também autor de A Morte Melancólica do Rapaz Ostra & Outras Estórias, publicado pela Antígona.

Novidade partilhada pela Orfeu Negro

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Feira do Livro de Lisboa começa já dia 29

«A Feira do Livro de Lisboa é organizada pela APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, tendo essencialmente em vista promover e difundir livros e obras multimédia em língua portugesa e fomentar os hábitos de leitura e o incremento do nível de literacia.» - Artigo 1º do Regulamento da Feira.

De 29 de Abril a 16 de Maio, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, decorrerá a 80ª Feira do Livro de Lisboa.

A Feira fechará todos os dias às 23h30. Abrirá às 12h30 de 2ª a 6ª feira e às 11h aos sábados, domingos e feriados.

Promete muita animação, actividades, programas familiares, individuais e para grupos, todos os dias e ainda os famosos «descontos de feira», oportunidades a não perder para quem gosta dos livros novos, usados ou descatalogados. Livros.

Clique aqui para seguir a Feira no Twitter e aqui para acompanhar tudo no Facebook.

É desta última fonte que retiramos a seguinte informação:
«Relembramos que depois da Feira do Livro de Lisboa, realiza-se a Feira do Livro do Porto. Como as Feiras não podem ser realizadas simultaneamente (porque, tal como foi dito o ano passado, são usados os mesmos pavilhões), foram escolhidas datas que permitam que ambas decorram dentro do período lectivo.»


No Porto, na Av. dos Aliados, de 27 de Maio a 13 de Junho, com o mesmo horário, há mais livros!

Encontros de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração


Nos dias 9 e 10 de Julho regressam à Universidade do Minho, em Braga, os Encontros de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, desta feita tendo como temática principal a ilustração. Este ano, o 8.º Encontro Nacional (6.º Internacional) reunirá na Universidade do Minho especialistas, investigadores e professores, portugueses e estrangeiros, em literatura infantil, leitura e ilustração, com o objectivo de divulgar a investigação levada a cabo nestas áreas e debater as práticas docentes seguidas no ensino superior.
Para obter mais informações, clique aqui.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Caminhos de Leitura VIII – Encontro de Literatura Infanto-Juvenil de Pombal

A oitava edição do Encontro de Literatura Infanto-Juvenil de Pombal, promovido pela Biblioteca Municipal de Pombal, está a chegar. Será a 7 e 8 de Maio de 2010 e conta com muitos convidados, actividades, acções de formação, workshops, uma feira do livro, entre outras actividades.
O programa pode ser consultado aqui,

Mais informações no site da Biblioteca Municipal de Pombal, clicando aqui.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

MIGRANDO, de Mariana Chiesa Mateos

Migrando tem duas capas, dois pontos de partida, mas é indiferente por onde se começa a
viagem. Neste livro, aves e pessoas cruzam os céus. Fazem as malas, abrem as asas e
lançam-se à aventura…

Dedicada aos que deixaram a sua terra para re-existirem noutro lugar, esta história sem palavras e de imagens poéticas, mostra como a palavra migrante pode ser sinónimo de sofrimento e fragilidade, mas também de coragem e futuro.

Um livro habitado pelo oceano, que separa e une terras e destinos. Um livro de desenhos, no qual cada leitor re-inventa a própria história.

Mariana Chiesa Mateos nasceu na Argentina e vive actualmente em Itália. Dedica-se à pintura, gravura e ilustração. A infância, o desejo, a perda são temas recorrentes no trabalho desta artista, que tem participado em diversas mostras internacionais e colaborado com editoras como a Media Vaca, na qual publicou os títulos No hay Tiempo para Jugar (ilustrações seleccionadas pelo júri da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha 2003) e Mis Primeras 80.000 Palabras (obra colectiva).

Da Orfeu Mini, à venda nas livrarias a partir de 12 de Abril.

Novidade partilhada pela Orfeu Negro

terça-feira, 20 de abril de 2010

Biblioteca de Livros Fantásticos

No próximo dia 23 de Abril, sexta-feira, pelas 18h30, a Biblioteca Municipal de Pombal inaugura a exposição intitulada "Biblioteca de Livros Fantásticos", de Carmen Domech.

Os livros desta biblioteca enlouqueceram… A todos ocorrem coisas estranhas e misteriosas. Cada um conta uma história, como todos os livros do mundo, mas estes livros decidiram transmiti-la de uma forma diferente. Converteu-se em barco o livro que recolhe os relatos do mar, cresceu-lhe uma macieira que conta como nasceram as palavras. Durante a sua viagem, o pequeno livro aventureiro ficou preso numa teia de aranha... Livro após livro, mostramos as histórias que compõem esta Biblioteca de Livros Fantásticos.

Nota Biográfica:
Carmen Domech iniciou o seu percurso no âmbito da literatura infantil e da animação da leitura em 1987 como membro fundador e activo do "Seminario de Animación a la Lectura y Literatura Infantil de la Escuela de Animación de la C.A.M.", participando na organização de ciclos de conferências e cursos sobre literatura infantil e animação da leitura. Como membro do colectivo Dingolondango, ao longo de sete anos, a sua actividade principal centrou-se na realização de oficinas de contadores de histórias, dirigidos a crianças, e de cursos de formação para monitores de tempos livres, professores e bibliotecários. Actualmente, realiza sessões de contos em colégios, bibliotecas, câmaras municipais, centros culturais, e, desde 1993, faz parte da companhia de marionetas Cachirulo, onde trabalha na manipulação e construção de marionetas e desenho, participando em diversos espectáculos.

A exposição ficará patente ao público até dia 23 de Maio de 2010.

Horário da exposição:
- Segunda a sexta: 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 20h00
- Sábados: 14h00 às 18h00

Marcação para visitas guiadas através do telefone: 236 210 521 ou pelo e-mail: biblioteca@cm-pombal.pt

Uma organização da Biblioteca Municipal de Pombal e do Município de Pombal, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Mais informações aqui.

Indicação partilhada pela Câmara Municipal de Pombal

domingo, 18 de abril de 2010

Ana Saldanha na The White Ravens 2010


O título Para Maiores de Dezasseis, da escritora portuguesa Ana Saldanha, foi seleccionado para integrar a exposição The White Ravens 2010, organizada anualmente pela Biblioteca Internacional da Juventude (IJB). A Biblioteca Internacional da Juventude (Internationale Jugendbibliothek) foi fundada em 1949, em Munique, pela jornalista judia alemã Jella Lepman. Esta biblioteca possui um enorme acervo de livros oriundos de todo o mundo e constitui, actualmente, um importante centro de investigação na área da literatura infanto-juvenil.

Acerca de Ana Saldanha
Ana Saldanha nasceu no Porto, em 1959. Em 1981 terminou a sua formação em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses e Ingleses) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em 1992 fez o Mestrado em Literatura Inglesa em Birmingham e em 1999 doutorou-se em Literatura Infantil Inglesa e Teoria da Tradução na Universidade de Glasgow com uma tese sobre Rudyard Kipling e a sua obra infantil. Recebeu já diversos prémios pela sua obra. Tem-se dedicado também à tradução, mas é sobretudo conhecida como uma das melhores escritoras portuguesas para jovens.

Para conhecer a Internationale Jugendbibliothek clique aqui.
Para consultar a biografia de Ana Saldanha, clique aqui.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Think 2010


Organizado pelo agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro em Vila Nova de Paiva, este evento está vocacionado para professores, educadores e todos os elementos da comunidade escolar e local. Decorrerá durante a semana de 26 a 30 de Abril e tem como objectivo a dinamização de momentos de formação assentes numa perspectiva não formal para partilha, colaboração e transferência de ideias e saberes, integrado num projecto de excelência e inovação na Escola Pública em Portugal.
Para além do programa principal no agrupamento de escolas Aquilino Ribeiro, há ainda outras escolas parceiras do projecto, como a Escola Secundária Avelar Brotero em Coimbra, o Agrupamento de Escolas de Fajões e o Colégio de Alfragide que têm programas complementares autónomos ao evento principal.

Para mais informações pode consultar o blogue do evento aqui.
Para consultar o programa principal aqui.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Contos de Liberdade

Na próxima 6ª feira, dia 16 de Abril, pelas 21.30h, a Biblioteca Municipal de Oeiras realizará mais um serão de contos, desta vez subordinado ao tema “Contos de Liberdade”. Integrado no Projecto “Histórias de Ida e Volta”, este serão contará com as vozes contadoras de Pyeh Oom, Sandra Gonçalves, Ana Lage, F. Pedro Oliveira, Sofia Maul, Helena Gravato e Cláudia Fonseca.A não perder, numa noite em que vamos ter contos tradicionais e de autor e que as noções de revolução e de liberdade estão implícitas, subjacentes ao texto.

Para mais informações, pode aceder ao site da BMO aqui.

Ana Lage

As Artes na Educação


Nos dias 7, 8 e 9 de Maio Óbidos será palco do 22º Encontro Nacional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual e 1º Encontro Internacional da Associação Nacional de Animação e Educação.
Subordinado ao tema «As artes na educação: contextos de aprendizagem promotores da criatividade», este Encontro tem como objectivos partilhar de experiências pedagógicas, reflectir sobre o papel da Educação Artística na promoção da criatividade, proporcionar reflexões em grupo sobre teoria e prática da educação artística e actualizar conhecimentos teóricos na educação para as artes visuais.
Para obter mais informações acerca do evento, clique aqui.

terça-feira, 13 de abril de 2010

I Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da SPA

O I Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Sociedade Portuguesa de Autores ocorrerá na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, nos próximos dias 23 e 24 de Abril. Este primeiro Encontro será subordinado ao tema «Palavras para que vos quero» e incluirá um recital de poesia, teatro, concertos dados pelo grupo Os Gambozinos, bem como numerosas palestras e encontros com autores e ilustradores tais como Gonçalo M. Tavares, António Torrado, Jorge Sousa Braga e Teresa Lima.

Para efectuar a inscrição ou obter mais informações é necessário contactar a delegação da SPA no Porto por telefone (226061929) ou e-mail (delegacao.porto@spaautores.pt).

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Clube de Leitura

O Clube de Leitura é uma loja original que, para além de vender, também aluga livros, desde os clássicos aos mais recentes lançamentos – tudo através da net. Esta loja virtual nasceu da ideia de reunir os aspectos práticos e a comodidade de uma livraria "online" com os benefícios de uma biblioteca. Os pedidos são feitos unicamente pela Internet. A actualização do acervo é realizada a cada quinze dias, atendendo (entre outros critérios) às sugestões dos associados.
Para aceder ao site do Clube de Leitura, clique aqui.

Sugestão de Sílvio Maltez

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Os livros de James Mayhew

Faz falta encontrarmos nas prateleiras de livrarias portuguesas os livros do autor/ilustrador britânico James Mayhew, principalmente no que se refere à sua colecção de livros da Katie, uma menina que entra por quadros famosos adentro e vai explorá-los livremente, numa história sempre cheia de peripécias e aventuras envolvendo também os personagens dos quadros. Foi com esta personagem, que explora o mundo da Arte em visitas a vários museus na companhia de uma muito cansada avó, que Mayhew se estreou no mundo do livro infantil em 1989. A colecção é o seu maior sucesso, embora assine outros livros e colabore também com outros escritores.
Com estes livros, Mayhew vai introduzindo nas crianças o gosto pela Arte, pela Pintura em particular, de uma forma muito lúdica e encantatória. Treina-se o olhar, ensina-se algo sobre a história da pintura e de alguns dos seus maiores mestres, de Da Vinci a Van Gogh, enquanto se lê um livro de cores mágicas, harmoniosamente combinadas de forma a dar sempre uma ideia muito próxima da obra original do próprio mestre focado. Qual a criança que não gostaria de entrar por um quadro depois de acompanhar uma da aventuras de Katie?

Já são seis os livros de Mayhew dedicados a este tema: Katie’s Picture Show; Katie Meets the Impressionists; Katie and the Sunflowers; Katie and the Spanish Princess; Katie and the Mona Lisa; Katie and the Bathers e está mesmo a sair mais um livro, desta feita sobre pintores escoceses.

Para conhecer o blogue do autor, clique aqui.
Para aceder ao blogue da colecção Katie, clique aqui.

Teresa Byrne

terça-feira, 6 de abril de 2010

Dia do Livro em Tomar

Em 2010 a cidade de Tomar celebrará de um modo especial o Dia Mundial do Livro. De entre as várias iniciativas programadas para esta data, destacam-se a Poesia Viajante (iniciativa inédita da Escola Básica dos Templários) e a Feira do Livro que decorrerá entre os dias 22 e 25 de Abril, das 10 h às 23 h (exceptuando o primeiro dia em que abre às 18 h e o último em que encerra às 20 h), na Praça da República.

No presente ano a Feira prevê o envolvimento das livrarias Ao Pé das Letras, Entrelivros, Nova e Raiz, além do Livrário, que faz livros artesanais. Contará, para além de muitos volumes das melhores editoras a preços módicos, com um conjunto de actividades paralelas, incluindo animação musical, histórias, poesia e a presença de escritores.

Do programa provisório da Feira consta um encontro-debate com autores tomarenses, cujo tema será “A censura ainda existe?”. A animação da Feira contará com uma sessão de poesia com o grupo O Contador de Histórias, música com a Tuna Sabes, sessões de contos para crianças nas manhãs de sábado e domingo, bem como ateliers.

Também nesse dia, a Biblioteca Municipal promoverá duas sessões de poesia intituladas Palavras a Brincar, dinamizadas por Andreia Macedo e dirigidas a crianças a partir dos cinco anos.

Durante este mês vai ser ainda possível ver duas exposições de marcadores de livros feitas por alunos das escolas do concelho: da EB1 Santo António (12 a 16 de Abril na Biblioteca Municipal) e da EB 2,3 Santa Iria (23 a 30 de Abril na Livraria Ao Pé das Letras).

Para obter mais informações, clique aqui.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dia Internacional do Livro Infantil

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril), a DGLB propõe um passatempo de escrita, dedicado a crianças entre os 8 e os 12 anos. Este passatempo relaciona-se com a biodiversidade e, a acompanhá-lo, encontra-se uma lista de sugestões de leitura para a faixa etária a que se destina que de alguma forma se relacionam com a temática. A DGLB publicou ainda um cartaz, que distribuiu pelas Bibliotecas Municipais e por livrarias. Da autoria de Madalena Matoso, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, o cartaz tem como mote “2010 - Ano Internacional da Biodiversidade”.

Ana Mourato