sexta-feira, 8 de abril de 2011

EVA em residência artística no CCB

É já neste sábado, dia 9 pelas 11h30 que se vai realizar um encontro-debate que se dirige à comunidade artística e a todo o público interessado na educação estética e artística. Esta acção contará com a presença de Margarida Botelho, Sara Barriga, Mariana Brandão e Madalena Wallenstein e terá lugar no Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes, em Lisboa. "...Neste trimestre nasce na nossa programação “encontro – debate”, um novo espaço de partilha e discussão para o qual são nossos principais convidados os artistas que trabalham no universo da educação estética e artística e que se insere num projecto maior: “Um artista, todos os públicos.”

Estreamos este espaço de programação com Margarida Botelho que nos traz Encontros, projecto de arte e literacia apoiado pelo Ministério da Cultura e UNESCO.

Margarida Botelho põe em cima da mesa as histórias das suas viagens, as dificuldades, as inquietações, a transformação desta experiência num projecto artístico, abrindo assim um espaço para a reflexão e o debate à comunidade artística..." p'la Fábrica das Artes EVA é a história documental de duas culturas que poderão ter mais coisas em comum do que à partida se imagina. Eva ou Evas... uma menina que vive na EUROPA, num país que poderá ser PORTUGAL, e outra menina que vive em ÁFRICA, num país que poderá ser MOÇAMBIQUE, iniciam em lados opostos do livro uma viagem para o encontro! Eva é um livro que festeja a diversidade e a pluralidade do mundo com os seus encontros e desencontros. Eva é também um livro-objecto que apresenta uma expressão visual desafiante e lúdica para o leitor. Eva é o primeiro livro da colecção POKAPOKANI. Esta colecção é parte integrante de um projecto artístico de intervenção comunitária que assenta na criação, e no registo documental, de histórias na primeira pessoa, originárias de geografias lusófonas e não só. O projecto, que celebra o encontro entre diferentes mundos, terá as imagens e as palavras dos vários participantes locais, que a autora e mediadora Margarida Botelho reflete numa visão em forma de livro depois de cada encontro. O primeiro destes encontros teve lugar em Moçambique em 2009/2010, com o apoio da Dgartes, da Unesco e do Centro Nacional de Cultura. E assim nasceu o primeiro livro da colecção: Eva, entre a vivência num campo de refugiados e numa ilha de espíritos, a de Moçambique.

Sem comentários: